Sociedade | 29-03-2006 08:58

Consumidores de Vila Franca reclamam menos

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, registou 246 pedidos de informação e 22 reclamações durante o ano de 2005. À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, houve uma diminuição das solicitações.De acordo com os dados de um relatório recentemente divulgado, a maioria das reclamações e informações solicitadas no ano transacto foram sobre serviços, entre eles os serviços telefónicos, electricidade e gás, água e seguros. Em 2005 o CIAC resolveu 11 processos “satisfatoriamente”, seis “insatisfatoriamente” e procedeu ao devido encaminhamento de quatro dos processos. Foi na freguesia de Alverca do Ribatejo que se registaram mais reclamações, oito, seguida por Vila Franca de Xira com seis e Póvoa de Santa Iria e São João dos Montes com três reclamações. De Alhandra, Castanheira do Ribatejo e Forte da Casa veio apenas uma de cada ao longo de 2005 e nas freguesias de Cachoeiras, Calhandriz, Sobralinho e Vialonga não foi registada nenhuma reclamação. Desde 2001 que o número de informações e reclamações apresentadas ao CIAC vem a diminuir. De 543 pedidos de informação em 2001 o serviço registou menos de metade em 2005, 246. O mesmo se passa em relação às reclamações que em 2001 foram 43 e no ano passado apenas 22. O CIAC, que resulta de um protocolo entre a autarquia vilafranquense e o Instituto ao Consumidor, tem como fundamento o atendimento de dúvidas ou reclamações em relação à aquisição de bens e serviços. O serviço funciona todos os dias úteis, das 9h30 às 12h30 e das 17h00 às14h30 nas instalações do departamento de Cultura, Turismo e Actividades Económicas da câmara municipal na Rua Dr. Manuel de Arriaga, n.º 24 ou através do número de telefone 263 280 460.

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