Sociedade | 05-07-2008 16:51
Liberation consagra duas páginas ao Ribatejo
"Tejo, os caprichos de um rio" é o título do artigo do jornal francês Liberation que na sua edição de hoje dedica duas páginas do caderno de fim-de-semana a descrever o Ribatejo, "região de homens, cavalos e touros". Com uma fotografia do estuário do Tejo e Lisboa a ocupar mais de meia página, "a gastronomia, os vinhos e o acolhimento hospitaleiro ribatejanos" são referidos na reportagem Marie-Line Darcy. Na sugestão de viagem do caderno de fim-de-semana, o Liberation explica aos franceses como chegar a Santarém, o que visitar e onde ficar no Ribatejo. O texto construído em torno da vida do rio Tejo e actividades colaterais fala dos "ciganos do mar" de terras aráveis, de enguias, de touros e do cavalo lusitano. Lisboa, Santarém, Valada, Alpiarça, Constância e Almourol, com o seu castelo e o risco de vir a ser submerso sob as águas de uma possível futura barragem, são mencionados na reportagem. Por seu lado, o jornal Figaro recorda, a título de efeméride, que o antigo Presidente do Conselho de Portugal, Oliveira Salazar, aproveitou a sua ascensão ao poder, em 5 de Julho de 1930, para instaurar uma ditadura, tendo-se mantido em funções praticamente até à sua morte em 1970.
Mais Notícias
A carregar...

O Coral Infantil e Juvenil de Ourém, da Academia de Música Banda de Ourém, assinalou o seu 45º aniversário com uma actuação que decorreu no domingo, 3 de Fevereiro, na sede da colectividade. Os jovens cantores mostraram os seus dotes vocais e no final cantaram os parabéns.
Primeiro Plano | 19-02-2019
Edição Semanal
Noticias Mais Vistas
1
Mulher morta na Golegã é da Chamusca
2
Morte súbita de auxiliar educativa causa consternação
3
Suspeito de assassinar mulher na Golegã foi detido
4
Uma empresa onde patrão e empregados são como uma família
5
Maria do Céu Albuquerque deixa Câmara de Abrantes para ser secretária de Estado
Cavaleiro Andante

À procura de pechinchas?
O Cavaleiro Andante apanhou o vereador da Câmara de Santarém, Jorge Rodrigues, ‘à civil’ a passear descontraidamente na Classic Expo do Cartaxo que decorreu recentemente no pavilhão de exposições dessa cidade. Pelos vistos, o autarca é apreciador dos veículos de duas e quatro rodas. Ou então andava só à procura de algumas pechinchas em segunda mão para reforçar o parque automóvel da autarquia...
Guarda Rios

Pontaria afinada.
A Companhia teatral Cegada, de Alverca, estreou com estrondo a peça “Casal Aberto”, inspirada num texto do dramaturgo italiano, Dario Fo. Não só o espaço foi pequeno para acolher toda a gente que quis ver a peça como também esta mereceu destaque ao longo da semana em vários órgãos de comunicação, como o Expresso e a RTP. É caso para dizer que este tiro cultural... foi mesmo em cheio.