Sociedade | 09-07-2011 06:06

Brochura polémica leva à renúncia do coordenador do Mestrado em Marketing da ESGTS

O vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), Hélder Pereira, assumiu parcialmente a responsabilidade pela elaboração de uma brochura promocional dos cursos do IPS onde foi utilizada a imagem de uma campanha publicitária da Nike, protegida por direitos de autor, para divulgar um mestrado em Marketing da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém (ESGTS).Recorde-se que essa situação motivou uma reacção enérgica do coordenador do Departamento de Marketing e Recursos Humanos da ESGTS, Fernando Gaspar, que solicitou ao presidente do Politécnico que “retire imediatamente” a brochura de circulação e, soube entretanto O MIRANTE, já tinha motivado o pedido de resignação do coordenador do Mestrado em Marketing da ESGTS, Luís Fé de Pinho.Na base da contestação, de que O MIRANTE deu conta na edição de 22 de Junho, está a utilização da dita fotografia, aparentemente registada num país do terceiro mundo, com uma criança a urinar contra uma parede onde está estampado o conhecido símbolo da Nike e a frase “Just do it”. Uma imagem considerada “degradante” para o curso em apreço. Os professores contestatários alegam ainda que o plano de estudos do mestrado de Marketing incluído na brochura não corresponde ao que está publicado em Diário da República, pelo que, dizem, se está a transmitir informação incorrecta e enganosa. E acrescentam que a tradução para inglês foi “muito pouco cuidada”.Recorde-se que a brochura foi feita para promover alguns cursos ministrados pelas escolas do Politécnico de Santarém no âmbito do programa Erasmus e foi distribuída nalgumas iniciativas, designadamente numa conferência referente ao Erasmus realizada na Grécia.O MIRANTE tentou obter alguns esclarecimentos por parte do presidente e do vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém, mas tanto Jorge Justino como Hélder Pereira não responderam aos vários e-mails enviados pelo nosso jornal. No entanto o nosso jornal teve acesso a um esclarecimento enviado por Hélder Pereira a todos os docentes da ESGTS via e-mail onde, após afirmar que tomou parte activa nalgumas fases de elaboração da brochura, refere que a fotografia da polémica “pretende ilustrar aquilo que um estudante de marketing e publicidade poderá vir futuramente a fazer na sua vida profissional”. E acrescenta: “Assim, uma apreciação meramente estética da mesma é meramente subjectiva e desfocada do propósito que pretende almejar”. Quanto à suposta utilização abusiva da imagem, nada é referido.

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