Sociedade | 23-02-2016 22:01

Câmara de Coruche preocupada com o lay-off da fábrica de açúcar

Francisco Oliveira refere que esta é uma das principais empresas agro-industriais da região do Ribatejo e do país.

O presidente da Câmara de Coruche revela que tem acompanhado com preocupação a entrada da DAI - Sociedade de Desenvolvimento Agro-industrial em regime de lay-off. Francisco Oliveira (PS) refere que esta "é uma das principais empresas agro-industriais da região do Ribatejo e do país, sendo uma das principais refinarias de açúcar da Europa e logo de extrema importância para a economia nacional, para o crescimento económico e emprego no concelho".

O autarca diz que já reuniu com a empresa produtora de açúcar, realçando que lhe foi explicado que de 2014 para 2015 o valor das vendas diminuiu cerca de 31 por cento. Francisco Oliveira revela que a administração lhe comunicou que "para conseguir ultrapassar esta grave crise de forma a reabilitar a sua subsistência e viabilidade, tal como a manutenção do maior número dos actuais postos de trabalho, passaria pela suspensão da prestação de trabalho de 90 trabalhadores, de 1 de Março a 30 de Junho, evitando um despedimento colectivo".

"A autarquia aguarda com atenção o desenvolvimento deste processo, realçando a atitude dialogante entre as várias entidades: empresa, autarquia, trabalhadores e comissão sindical, manifestando vontade de inverter o ciclo e a situação actual", salienta o autarca em comunicado, acrescentando que para o município de Coruche, "é fundamental a retoma da actividade da DAI".

O lay-off é uma redução temporária do período normal de trabalho, que abrange um grupo de trabalhadores em que alguns podem trabalhar só algumas horas por dia e outros só alguns dias da semana ou do mês. Os trabalhadores passam também a ganhar menos de ordenado mas o valor não pode ser inferior ao ordenado mínimo nacional. A empresa deixa de suportar o pagamento da totalidade do salário, pagando apenas 30 por cento enquanto o restante é assegurado pela Segurança Social.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo