Sociedade | 28-02-2016 02:36

Entidades da economia social sensibilizadas para medidas de autoprotecção

Sessão realizada no auditório da Nersant, em Torres Novas, reuniu noventa participantes.

No sentido de esclarecer o significado de medidas de autoprotecção para as entidades da economia social, bem como clarificar determinados procedimentos decorrentes da interpretação legal da atual legislação de SCIE, a Nersant, em conjunto com o Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, a UDIPSS - União Distrital das IPSS de Santarém e a UMP - União das Misericórdias Portuguesas, encontra-se a organizar em vários pontos do distrito de Santarém sessões de esclarecimento sobre o tema. Na próxima semana, decorrem sessões em Benavente, dia 1 e Santarém, dia 3 (inscrições gratuitas em www.nersant.pt.)

A sessão de esclarecimentos de Torres Novas foi a que contabilizou maior adesão, com cerca de 90 participantes de entidades economia social da região. António Campos, presidente da Comissão Executiva da Nersant, fez o acolhimento aos participantes, tendo referido que é importante que o sector da economia social, um dos maiores empregadores do distrito, esteja esclarecido em relação às medidas de autoprotecção.

"Neste momento, em termos de cumprimento das medidas de autoprotecção nas IPSS, os indicadores mostram que estamos abaixo do distrito de Leiria. Realizámos esta parceria para que haja condições para que daqui a um ano, esta discrepância esteja ultrapassada", disse o responsável da Nersant.

O director distrital da Segurança Social de Santarém, Tiago Leite, também participou no seminário técnico. Afirmou que o que se pretende é, "mais do que evitar coimas, salvar vidas" e congratulou-se com o facto deste roadshow estar a ter grande adesão por parte das entidades. "Mostra a preocupação das pessoas", concluiu o responsável pela Segurança Social, seguindo-se as intervenções técnicas relativas ao SGCIE e Medidas de Autoproteção nas IPSS’s, levadas a cabo por Sónia Gonçalves, do Instituto da Segurança Social, por André Santos, da ANPC e por Telmo Filipe, da empresa Versátil Vantagem.

Durante toda a sessão, as diversas entidades foram colocando as suas dúvidas e questões, aconselhando-se com os responsáveis presentes à melhor forma de actuação no âmbito das medidas de autoprotecção. Estiveram ainda presentes nesta sessão os representantes das entidades promotoras do seminário.

O roadshow regional começou no dia 17 de Fevereiro, em Ferreira do Zêzere, seguindo para Mação, dia 18, e logo de seguida para Ourém, dia 23, e Torres Novas, dia 24.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1376
    07-11-2018
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1376
    07-11-2018
    Capa Vale Tejo