Sociedade | 14-06-2016 16:11

Projecto do crematório de Almeirim avança em Julho

Projecto do crematório de Almeirim avança em Julho
Círculo vermelho indica local de construção. Foto Google

Município antecipa-se a Santarém, onde lançamento do concurso para um equipamento destes foi novamente rejeitado pela oposição, na segunda-feira.

A Câmara de Almeirim está em condições de entregar a elaboração do projecto para a construção do crematório no cemitério da cidade no próximo mês. A autarquia, segundo avança o presidente, Pedro Ribeiro, já contactou gabinetes de arquitectura com experiência neste tipo de projectos e falta apenas selecionar quem vai fazer o trabalho, que será adjudicado por ajuste directo (sem concurso).

Almeirim antecipa-se a Santarém, onde a proposta para lançamento de um concurso para a concepção, construção e concessão de um equipamento destes foi rejeitado, no dia 14 de Junho, pela segunda vez pela oposição, que tem maioria no executivo.

A ideia de construção do crematório é da Junta de Freguesia de Almeirim, que gere o cemitério, mas é a câmara que está a gerir o processo e vai pagar a obra que tem um custo previsto de 400 mil euros. A localização mais provável é na zona ajardinada, onde se situa a capela, à entrada do cemitério, do lado direito. O crematório não vai ser concessionado a privados e a sua gestão vai ficar entregue à junta de freguesia, em parceria com a câmara.

No início da exploração, a câmara deverá receber cerca de 90 por cento dos lucros com vista a pagar o investimento. Após o equipamento estar pago os proveitos serão repartidos em partes iguais por cada autarquia. O crematório é o primeiro a avançar no distrito de Santarém. No entroncamento chegou a ser feito um projecto para um equipamento destes mas nunca chegou a avançar.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo