Sociedade | 27-08-2016 15:36

Igreja desiste de proibir as notas nos mantos das santas durante as procissões

Igreja desiste de proibir as notas nos mantos das santas durante as procissões
SAMORA CORREIA

Tradição está a desaparecer e a foram colocadas fitas para pendurar o dinheiro.

Há pouco mais de uma década, algumas dioceses, nomeadamente a de Santarém, fizeram uma tentativa para acabar com o espectáculo das imagens dos santos cobertas de notas de euro, no decorrer das procissões. O esforço não foi em vão mas foi impossível eliminar por completo aquela tradição. Ainda hoje há algumas procissões onde as imagens continuam a sair decoradas com dinheiro.

O MIRANTE acompanhou a grande procissão das Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe e de Nossa Senhora da Oliveira, em Samora Correia, realizada dia 18 de Agosto e constatou que ainda há fiéis que optam por pagar as promessas daquela forma, embora sejam já poucos e a igreja tenha colocado fitas nos andores para permitir que as notas sejam ali penduradas, evitando que os mantos das imagens possam ser danificados.

Antes de começar a missa que procede a procissão já algumas pessoas procuram os santos da sua devoção, nos respectivos andores, para fazerem o pagamento das promessas. São 16 andores que saem da Igreja e todos levam fitas já preparadas para receber as notas, uma medida da Igreja, de forma a não estragar os mantos das imagens de santos. Contudo contam-se pelos dedos o número de notas colocadas nas imagens.

* Reportagem completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo