Sociedade | 29-08-2016 13:55

Animação no tradicional almoço de idosos em Benavente

Animação no tradicional almoço de idosos em Benavente
CONVÍVIO

Almoço promovido pela Câmara de Benavente reuniu este ano cerca de mil reformados, pensionistas e idosos do concelho.

Os seniores do concelho de Benavente juntaram-se para mais um convívio anual no Parque das Actividades Escutistas em Benavente, que contou com muita animação e folclore. A 21ª edição desta festa para maiores de 60 anos decorreu no Parque de Actividades Escotistas, em Benavente, e contou com participantes das quatro freguesias do concelho (Barrosa, Benavente, Samora Correia e Santo Estêvão).

Maria Odete é uma das pessoas que marca sempre presença. Diz que a iniciativa cresceu muito desde a primeira edição. "Isto agora está um luxo, muito bem organizado, antes demorava-se quatro horas para conseguir umas sardinhas e uma salada", indica a senhora de 76 anos. Apesar de o marido já não poder acompanhá-la nesta iniciativa, tem a irmã, Olga de 66 anos, que lhe faz companhia. "Fui eu que com 10 anos tive de cuidar dela, na altura era assim. Uma vez a dar-lhe de comer não soprei a comida o suficiente e queimei-lhe a boca com um torresmo", recorda em gargalhadas a moradora do Porto Alto, enquanto a irmã faz cara de má.

Debaixo de um toldo estão os utentes de dois lares da Barrosa e Santo Estevão. São os únicos com direito a lugar especial, todos os restantes almoçam à sombra das árvores. Rogério Nicolau e a mulher fazem voluntariado no Lar Padre Tobias, em Samora Correia. Rogério, 61 anos, tem ao pescoço um cartão a indicar "Assador de Serviço", mas quem está a tratar das sardinhas é a esposa e outras voluntárias. "A minha mulher é voluntária a tempo inteiro, já pensei em pôr uma cama no lar para ela", indica.

À sombra das árvores estão sentados à mesa alguns elementos da família Pernes, de Samora Correia. São quatro irmãos e duas esposas. "Ainda falta aqui uma irmã que não veio e outro irmão que já faleceu", refere Maria Luísa Pernes, de 77 anos. João Pernes foi roupeiro do GD Samora Correia e ali cruzou-se com José Peseiro, hoje técnico do Sp. Braga. Lembra que, o então jogador, ficou chateado porque uma vez teve de treinar de meias rotas.

* Entrevista completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo