Sociedade | 23-09-2016 15:29

Câmara de Almeirim pronta para comprar adegas do IVV

Câmara de Almeirim pronta para comprar adegas do IVV

Edifício custa 310 mil euros e vai ser transformado num espaço multiusos

O presidente da Câmara de Almeirim já tem uma proposta para a compra das antigas adegas do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) na cidade e vai avançar para o negócio, adquirindo o espaço por 310 mil euros. Pedro Ribeiro arriscou colocar a recuperação do espaço no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano para obter financiamento comunitário, mesmo antes de ter garantida a compra do imóvel na rua de Coruche.

As linhas gerais das intenções incluídas no plano foram aprovadas e com o avançar do projecto a autarquia garante 85 por cento de apoios de fundos comunitários para as obras.

A intenção da câmara é transformar as instalações num espaço multiusos idêntico ao de Rio Maior, onde são feitas as tasquinhas. Em Agosto de 2014, Pedro Ribeiro dizia a O MIRANTE que a comprar o edifício este seria ideal para instalar vários serviços públicos, como o balcão local da Segurança Social, repartição de Finanças e conservatórias dos registos. Mas tal não é possível, porque as regras de financiamento da União Europeia não abrange este tipo de projectos.

Se o imóvel for adquirido a autarquia pretende manter a fachada e a arquitectura geral do edifício mas todo o interior vai ser demolido tal como algumas construções degradadas nas traseiras das adegas. Recorde-se que no início de 2014 o instituto propôs vender às autarquias os seus edifícios.

A câmara já tinha comprado, por cerca de 68 mil euros, os antigos escritórios do IVV, na mesma rua, em frente às adegas, para instalar a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo. No rés-do-chão, que funcionava antigamente como garagem, foram cedidos espaços para o Rancho Folclórico da Casa do Povo e Orfeão de Almeirim.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo