Sociedade | 25-09-2016 19:01

O que mais me encanta nesta cidade é o facto de toda a gente se conhecer

O que mais me encanta nesta cidade é o facto de toda a gente se conhecer
VILA FRANCA XIRA

Maria Romana Palheira é uma vilafranquense de coração que mora numa velha casa que é o retrato da cidade antiga dos nossos avós.

Vila Franca de Xira é a cidade mais ribatejana do Ribatejo. Nenhuma outra cidade mantém a tradição e vai tentando responder aos novos desafios da arquitectura e de outras áreas tão importantes para o progresso de uma comunidade.

Maria Romana Palheira é uma vilafranquense de coração, com 84 anos, que mora numa velha casa que é o retrato da cidade antiga dos nossos avós.

Natural de Pedrogão Grande, chegou a Vila Franca de Xira como milhares de outras pessoas: no tempo em que era preciso vir de água abaixo à procura de trabalho no tempo das sementeiras ou das colheitas. Mulheres e homens vinham em rancho e por aqui ficavam meses quando não era para o resto da vida, como foi o caso da dona Maria.

"Oh Maria, olha-me esta bela cidade. Nunca cá conseguiria morar com uma rua tão a subir até ao cemitério", contou, em tom de brincadeira, para recordar os tempos em que olhava para a cidade e achava que não tinha estatuto para morar nela.

Entretanto o tempo e o trabalho vieram provar que nós somos da terra onde nos damos bem, que foi o que aconteceu à dona Maria, que passou do trabalho no campo para o trabalho em casas ricas da cidade de Vila Franca de Xira, onde foi criada de servir até arranjar um trabalho na junta de freguesia e chegar à idade da reforma. Já nessa altura o trabalho no campo era feito pelas máquinas que, entretanto, quase substituíram o trabalho braçal.

* Entrevista completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo