Sociedade | 23-10-2016 10:03

Vivem perto da PSP mas quem protege é a GNR que fica a 13km

Situação caricata na Quinta da Ponte, em São João dos Montes, resulta da definição dos limites das áreas de intervenção das duas forças policiais.

Quem vive na Quinta da Ponte em São João dos Montes, mesmo às portas de Alhandra, no concelho de Vila Franca de Xira, está a quase 500 metros da esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) mas sempre que precisa de uma força de segurança é a Guarda Nacional Republicana (GNR) que é chamada.

Isso até nem seria um problema, não se desse o caso do posto da Guarda estar a mais de 13 quilómetros de distância, em Castanheira do Ribatejo. A culpa é dos limites territoriais que regem a actuação das duas forças policiais. A PSP tem a zona urbana e a GNR a área mais rural do concelho. Mesmo que a PSP quisesse acudir a uma solicitação ali próximo, precisaria sempre primeiro que a GNR a contactasse a pedir esse auxílio.

No concelho há uma boa relação entre os comandos das duas forças de segurança e uma boa colaboração. Mas no caso da Quinta da Ponte, entre o jogo de contactos que feitos em caso de emergência perde-se muitas vezes a rapidez que é decisiva no socorro às populações.

"Há uns meses assaltaram uma loja e o dono esteve uns 45 minutos à espera que a GNR chegasse, quando tem a PSP aqui a dois minutos. A culpa não é das polícias, é porque a GNR tem de vir de muito longe para acudir a uma situação que está aqui à porta da PSP. Alguém devia rever esta forma de funcionamento", lamenta Alfredo Pimenta, residente na Quinta da Ponte, a O MIRANTE.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo