Sociedade | 01-11-2016 00:02

Aprovado projecto de reabilitação do Aqueduto dos Pegões

Câmara de Tomar prevê investir cerca de 500 mil euros.

A Câmara de Tomar aprovou na semana passada o projecto de reabilitação e reforço estrutural de um troço do Aqueduto dos Pegões, apresentado pelo Instituto Superior Técnico. A obra, orçada em cerca de 500 mil euros, visa a recuperação e a preservação da sua "secular nobreza e estética arquitectónica no contexto da beleza paisagística em que se enquadra", refere o município em nota de imprensa.

A construção do Aqueduto dos Pegões foi iniciada em 1593 e concluída em 1614, tendo por função abastecer de água o Convento de Cristo. Com seis quilómetros de extensão e uma altura máxima de 30 metros, tem 58 arcos de volta inteira sobre 16 arcos ogivais apoiados em pilares.

Também na semana passada, os deputados do PSD, eleitos por Santarém, Nuno Serra e Duarte Marques, visitaram o Aqueduto dos Pegões e defenderam um investimento no local histórico. A visita realizou-se no âmbito das jornadas sobre a Cultura e Património organizadas pelo Grupo Parlamentar do PSD. "Se o Convento de Cristo tem vindo a ser alvo de vários investimentos, que permitiram reabilitar a charola, o Aqueduto de Pegões é praticamente desconhecido do público em geral e constitui um dos maiores activos arquitectónicos da região e que necessita urgentemente de investimentos e de maior promoção", referem os deputados.

Acrescentam que o governo anterior reservou no FEDER vários investimentos no distrito ao nível da reabilitação do património cultural na região, em particular 425 mil euros para a valorização do "Aqueduto de Pegões".

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo