Sociedade | 09-11-2016 10:27

Vítima mortal do acidente com comboio é de Almeirim

Vítima mortal do acidente com comboio é de Almeirim

Choque com camião provocou ferimentos em nove passageiros do comboio regional


O choque entre um comboio e um camião na passagem de nível da Estrada do Peso, entre Santarém e Vale de Santarém, provocou um morto e nove feridos. A vítima mortal é Carlos Brites Moita, de 56 anos, residente em Almeirim, e que acompanhava o condutor do camião, de quem também era amigo. Carlos tinha saído do pesado, para ajudar a fazer a manobra de transposição da linha, numa altura em que a cancela fechou. O condutor saiu ileso do acidente. Os nove feridos, com ferimentos ligeiros, eram passageiros do comboio.
O acidente ocorreu cerca das 18h18 de terça-feira, 8 de Novembro. O camião transportava uma retroescavadora e estava a atravessar a linha a uma velocidade muito baixa por causa da máquina. Segundo o condutor contou no local a O MIRANTE, logo após o acidente, quando o camião estava a mais de meio da travessia a cancela da passagem de nível começou a fechar-se. O ajudante do camião saiu para ver o que se passava e dar indicações ao condutor, também residente em Almeirim, quando surge o comboio regional no sentido de Lisboa para Santarém.
A composição apanhou a traseira do reboque, tendo arrastado o camião alguns metros e provocado a queda da máquina para o chão, num espaço já fora da linha. Carlos Moita foi arrastado com o camião e teve morte imediata no local. O comboio, que ficou com parte da frente danificada, só conseguiu parar a mais de 200 metros do local do embate, tendo a carruagem da frente descarrilado, devido ao facto de a roda esquerda da frente ter ficado danificada.
Devido às operações de socorro a circulação ferroviária na linha do Norte foi interrompida durante mais de uma hora e depois a circulação fez-se de forma condicionada por uma das duas linhas. Os passageiros do comboio foram retirados por um caminho de terra, para a zona onde se concentravam os meios dos bombeiros, tendo depois sido transportados para a estação do Vale de Santarém.
No local estiveram meios dos bombeiros, da PSP e da GNR. No local também compareceram vários elementos do INEM, entre os quais psicólogos para prestar apoio, sobretudo ao motorista do camião.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo