Sociedade | 11-11-2016 18:01

Câmara de Abrantes notificada para remover pinturas no Convento de S. Domingos

Câmara de Abrantes notificada para remover pinturas no Convento de S. Domingos

Direcção Geral do Património Cultural já notificou a Câmara de Abrantes para remover a tinta com urgência.

As pinturas feitas em colunas dos claustros do antigo convento de São Domingos, em Abrantes, durante o evento cultural Creative Camp, que decorreu em Julho, foram realizadas sem o "devido parecer prévio e vinculativo" da Direcção Geral do Património Cultural (DGPC), como se impunha dado tratar-se de um imóvel classificado.

O Ministério da Cultura deu essa informação na resposta a uma pergunta do deputado do PCP, António Filipe, onde se divulga também que a Câmara de Abrantes já foi oficiada "no sentido da remoção urgente das pinturas".

A intervenção artística no antigo convento de S. Domingos em Abrantes, onde vai nascer o Museu Ibérico de Arqueologia e Artes, não foi consensual, apesar de a organização do Creative Camp - que junta durante uma semana, no Verão, em Abrantes, criativos de todo o mundo -, ter afirmado que as colunas foram revestidas com uma protecção de silicone, que facilita a remoção da tinta, numa intervenção articulada com a Câmara de Abrantes.

O vereador da Cultura da Câmara de Abrantes, Luís Dias, diz que as pinturas nas colunas serão removidas quando começarem as obras para instalação do museu, o que prevê que aconteça ainda durante o corrente ano.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo