Sociedade | 15-11-2016 15:01

Debate público sobre demolição da antiga escola das Tílias no Entroncamento

Edifício foi construído num terreno privado e já foi decidido devolvê-lo aos donos

A Câmara do Entroncamento anunciou uma consulta pública sobre o futuro da antiga escola das Tílias, a realizar sábado, 19 de Novembro, pelas 11h00, naquele local.

No comunicado a autarquia lembra que o edifício, situado no bairro do Casal da Galharda, Freguesia de Nossa Senhora de Fátima foi inicialmente Escola Técnica Industrial e posteriormente, até 2014, Escola do Ensino Básico, e defende a sua preservação, não explicando o motivo do debate sobre uma eventual demolição.

No entanto na base da iniciativa está o facto de o terreno onde foi construída a escola, em 1964, pertencer a um privado, configurando a consulta pública um pedido de apoio à população para uma tentativa de anulação de um acordo feito pelo anterior executivo que se comprometeu a fazer e aprovar um projecto de loteamento para construção de blocos de apartamentos para o local onde está a escola, em troca da cedência do terreno onde foi construída a nova escola do Bonito.

O acordo com a família do empresário João Henriques, entretanto falecido, tem uma cláusula que prevê o pagamento de uma indemnização por parte do município, num valor de mais de meio milhão de euros, se o mesmo não for cumprido. O prazo para o cumprimento do acordo já terminou no primeiro semestre deste ano o que significa que a indemnização prevista está a aumentar com a acumulação de juros e essa quantia terá de ser paga se vier a ser decidido preservar a escola das tílias.

O terreno da família que foi utilizado para a construção da escola do Bonito já passou para a posse do município que também atribui o nome do empresário a uma rua junto àquele estabelecimento de ensino.

"A Escola das Tílias é composta por um grande edifício, com um pátio amplo, que confere uma imagem de amplitude e desafogamento a uma zona de elevada densidade urbana", pode ler-se no convite à população publicado no site municipal, numa alusão ao projecto de loteamento que a câmara se comprometeu executar e aprovar.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo