Sociedade | 16-11-2016 16:00

Câmara de Benavente contesta estudo da Marktest

Concelho foi considerado um dos que tem menos qualidade de vida no território nacional.

O Município de Benavente não recebeu de bom grado a classificação atribuída pela Marktest num estudo sobre a qualidade de vida nos 308 concelhos do país. Numa escala de 1 a 20 Benavente ficou com uma nota de 6,1 que classifica o concelho como um dos piores a nível nacional.

O presidente da câmara, Carlos Coutinho (CDU), indicou que está já a ser analisado o estudo feito e que irá expor algumas questões à Marktest. "Temos os nossos serviços a avaliar o que resulta deste estudo e há questões que temos dificuldade em perceber. Estamos a fazer um levantamento para expor à Marktest, que já se propôs a ter uma reunião connosco para fazermos este esclarecimento. Quem conhece e aqui reside sabe seguramente que a qualidade de vida não tem uma avaliação negativa".

Esta questão foi levantada pelo vereador do Partido Socialista, Luís Semeano, na reunião de câmara, realizada a 7 de Novembro. "Esta classificação é muito abaixo daquilo que é aqui transmitido, de modo que não era expectável que tal acontecesse", disse.

O vereador do PSD, Ricardo Oliveira, sublinhou a mesma questão. "Esta notícia deixa-nos tristes. O facto de não excedermos a nota de 6,1 é uma gigantesca negativa. Era expectável que por tudo aquilo que nos é dito e pelo trabalho que nos vão fazendo querer, que o índice do concelho de melhor qualidade de vida pudesse ser positivo, acima de 10 valores. No conjunto de 13 marcadores, como a taxa de criminalidade e equipamentos de saúde per capita, isto deve preocupar-nos", indicou.

O estudo da Marktest publicado em Outubro avalia três componentes, o dinamismo demográfico, o dinamismo económico e a qualidade de vida, criadas a partir de 37 indicadores. Cada indicador foi classificado com uma nota de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1381
    13-12-2018
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1381
    13-12-2018
    Capa Vale Tejo