Sociedade | 26-11-2016 14:10

No concelho de Vila Franca de Xira os filhos de África sentem-se portugueses de gema

No concelho de Vila Franca de Xira os filhos de África sentem-se portugueses de gema

A reportagem de O MIRANTE demonstra que Portugal não tem cor.

O bairro social da Icesa, em Vialonga, e o bairro de Arcena, em Alverca, do mesmo cariz, sempre foram conotados como os bairros "dos africanos" - para não escrever a palavra que corre na boca de muitos moradores de Vila Franca de Xira e que poderia ser considerada racismo. É uma forma de catalogar os bairros, o que nem sequer é verdade. Existem muitas famílias portuguesas a viver nesses bairros, de cor negra, é certo, mas que são cidadãos portugueses.

No bairro da Icesa ouve-se, nas colunas de um carro antigo, uma música de rancho folclórico, e do outro lado da rua, no café, a batida é afro-house. As duas realidades misturam-se e confundem-se. "O bairro agora é só jovens, e todos eles nasceram aqui em Vila Franca de Xira", diz uma das moradoras a O MIRANTE. É aqui também que existe a Associação de Africanos de Vila Franca de Xira (ver caixa). Mas os miúdos, os que se assumem portugueses, estão nos cafés. Conversam sobre bola, namoradas ou sobre o futuro.

Wilson Veiga tem 19 anos e é jogador de futebol no União Atlético Povoense. Sonha ser jogador profissional, exibir as cores da Selecção Nacional do seu país, aquele que muitos lhe recusam atribuir por causa do seu tom de pele. "Às vezes, quando estou em campo, ouço: 'Ó preto, volta para a tua terra'. Mas esta é a minha terra. Nasci português", defende-se.

É verdade. Nasceu no Hospital de Vila Franca de Xira, apesar de ser descendente de cabo-verdianos."Sinto-me um português de gema", assume. Os três irmãos também nasceram em Portugal. A família mudou-se para Vialonga há mais de três décadas e em casa é raro Wilson falar crioulo. A História que conhece é a História do seu país: "Portugal". Os pais são da Ilha da Praia, terra que Wilson já conheceu, mas onde não gostaria de viver.

* Reportagem completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo