Sociedade | 29-11-2016 00:02

Petição contra visita do papa não preocupa bispo de Leiria/Fátima

Petição contra visita do papa não preocupa bispo de Leiria/Fátima
POLÉMICA

António Marto afirmou que a petição contra a visita do papa Francisco à comemoração do centenário das aparições não lhe tira o sono.

O bispo da Diocese de Leiria/Fátima, António Marto, afirmou que a petição contra a visita do papa Francisco à comemoração do centenário das aparições não lhe tira o sono e desvalorizou o seu conteúdo. "Não me tira o sono e não me traz novidade nenhuma", disse António Marto, questionado pelos jornalistas sobre a petição contra a visita do papa a Fátima.

O bispo encontrou nesta iniciativa a mesma "reacção que existiu também em 1917, na mentalidade dos jacobinos, que nunca aceitaram" Fátima. "Apenas algo que me deixa curioso é que, 100 anos depois, Fátima continua a incomodar", constatou António Marto aos jornalistas à margem da jornada de abertura do novo Ano Pastoral e Jubilar do Santuário de Fátima.

O músico Pedro Barroso, o advogado Carlos Tomé e o padre Mário de Oliveira, da Lixa, são algumas das pessoas que promoveram uma petição contra a ida do papa a Fátima para credibilizar o milagre de há 100 anos.

"Não é uma crítica religiosa, cada um acredita naquilo que acredita, mas é evidente que o milagre é um embuste, uma farsa, uma má encenação com cem anos, tempo já para ter sido desmascarado e que hoje em dia se tornou um negócio", justificou Pedro Barroso.

Intitulada "Contra a credibilização do 'milagre' de Fátima", a petição é dirigida ao bispo de Leiria, ao Patriarcado de Lisboa, ao núncio apostólico e à Conferência Episcopal Portuguesa.

Entre os primeiros subscritores estão também os antropólogos João Carlos Lopes e Carlos Simões Nuno, o professor do Instituto Politécnico de Tomar Luís Mota Figueira, o antigo coordenador da CGTP no distrito de Santarém Valdemar Henriques, o engenheiro João Saramago e o jornalista André Nuno Lopes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo