Sociedade | 13-12-2016

Cartaxo homenageia três figuras no bicentenário do concelho

Nas comemorações dos 200 anos da elevação do Cartaxo a concelho, na noite de 10 de Dezembro, foi homenageado o antigo ciclista Marco Chagas, natural da freguesia de Pontével, por ter sido uma das figuras que mais divulgou o nome do município.

Para além do ex-ciclista de 60 anos, outras duas figuras foram distinguidas com a atribuição da medalha de mérito municipal. Paulo Calisto recebeu o título em nome do seu pai, Edmundo Calisto que faleceu no início deste ano aos 64 anos de vida. Edmundo Calisto nasceu em Pontével e foi uma figura que ficou ligada ao associativismo, ao folclore e ao fado.

Mário Júlio foi a outra figura distinguida com uma medalha de mérito municipal. O professor iniciou a sua carreira profissional no concelho e fundou o Grupo 72 dos Escuteiros de Portugal e o movimento Eco-Cartaxo, para além de ser reconhecido, entre outras coisas, pela sua vertente de actor, encenador, dinamizador da educação artística e política. Mário Júlio foi vereador municipal pela CDU entre 2005 e 2013.

A gala terminou com o fecho da Cápsula do Tempo, uma caixa com objectos da vivência da população cartaxeira que vai ser abertos em 2066, daqui a 50 anos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Na quermesse das festas de Ulme
    Foto do Dia
    Durante os dias das festas de Ulme, um dos grupos que nunca parou foi o da quermesse. Entre canecas, pratos, chávenas de café, copos e panos de cozinha, tudo podia sair nas rifas vendidas no espaço assegurado por 12 jovens voluntários que ajudaram noite e dia para um objectivo comum: angariar fundos para a construção da sede da Sociedade Recreativa Ulmense.
    Foto do Dia | 25-09-2017

    Edição Semanal

    Edição nº 1317
    21-09-2017
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1317
    20-09-2017
    Capa Médio Tejo