Sociedade | 01-01-2017 19:15

Sem acordo a ex-Escola das Tílias no Entroncamento vai custar mais de 800 mil euros

Particulares não desejam demolição mas querem uma proposta "igualitária".

A Cabeça de casal dos proprietários do terreno onde foi construída a Escola do Bonito, no Entroncamento, Maria da Conceição Henriques Bento, informou a câmara municipal do Entroncamento que o município terá de pagar 85 euros diários de mora, por incumprimento do contrato promessa de permuta de terrenos, desde 30 de Novembro deste ano.

O pagamento daquela quantia deveria ter-se iniciado em Abril mas os proprietários decidiram alargar o prazo uma vez que estavam a decorrer contactos entre as duas partes no sentido de alterar o contrato inicial, de forma a preservar a antiga Escola das Tílias, que se situa no terreno que o município tem que entregar.

Em 2012 a câmara municipal do Entroncamento assinou com particulares um contrato promessa de permuta de terrenos segundo o qual o município recebia um terreno de 10 mil metros quadrados destinado à construção de uma nova escola, em troca de um terreno com 3.602,35 metros quadrados, na rua Professor José Francisco Corujo, onde está implementada a antiga Escola das Tílias, bem como um loteamento devidamente elaborado para a construção de cinco lotes para 47 apartamentos e espaços comerciais no local.

A escola do Bonito foi construída no terreno particular e os donos do mesmo ainda cederam gratuitamente uma faixa de 835 metros quadrados de terreno, para a construção de uma estrada no local. A câmara não cumpriu a sua parte do contrato o que implica o pagamento de uma indemnização de 800 mil euros mais o pagamento dos 85 euros diários, por mora, desde Abril deste ano. O argumento para o incumprimento foi a vontade de preservar a antiga escola, construída em 1964, que funcionou como escola industrial e posteriormente como escola do ensino básico.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE. Aqui

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo