Sociedade | 02-01-2017 09:34

Demolição de prédios mal construídos em Monte Gordo custa 708 mil euros

Trabalhos já foram adjudicados e devem começar no início de 2017.

Foi adjudicada na reunião de Câmara de Vila Franca de Xira, por unanimidade, a empreitada de demolição dos dois prédios em risco de ruir na encosta do Monte Gordo. A empreitada foi adjudicada à firma HCI Construções e custará aos contribuintes 708 mil euros, sendo que os trabalhos têm uma duração prevista de 180 dias. A obra deve arrancar já no início do próximo ano.

O município dá assim seguimento às recomendações do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que alertava para os "sérios riscos" de colapso iminente dos dois prédios de sete pisos e 14 fracções cada, construídos no início dos anos 90 sem acautelar a integridade da encosta. "Esta empresa dá-nos todas as garantias de que o trabalho será feito em condições e por isso acredito que tudo decorrerá dentro da normalidade", afirmou o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita.

Os moradores vizinhos dos prédios que vão ser demolidos vão entretanto ser chamados para uma reunião com técnicos da empresa e do município, onde vão ser aconselhadas medidas de segurança. "Não podemos exigir a ninguém que saia das suas casas, mas esta será uma obra delicada e quem quiser ausentar-se poderá fazê-lo", alertou Alberto Mesquita.

A fase mais complexa será a demolição dos pisos superiores, que não poderão ser feita com recurso a máquinas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo