Sociedade | 02-01-2017 11:50

Para Santarém ter ambição é preciso Siza Vieira projectar Museu de Abril

Para Santarém ter ambição é preciso Siza Vieira projectar Museu de Abril

Presidente da câmara quer o arquitecto premiado a fazer projecto e este já esteve na cidade a ver as instalações



O presidente da Câmara de Santarém quer contrariar a voz corrente de que Santarém não tem ambição e, para arrancar o novo ano com visões grandiosas, está empenhado em que o novo Museu de Abril e dos Valores Universais seja desenhado pelo mais premiado arquitecto português: Álvaro Siza Vieira.

O autarca considera que só desta forma o museu pode ter uma "dimensão" e importância maior que o mostrar a ligação de Santarém à revolução do 25 de Abril de 1974.


Siza Vieira já esteve em Santarém no dia 27 de Dezembro a visitar o espaço da antiga Escola Prática de Cavalaria, para onde está pensado o museu que já teve outros nomes como Museu da Liberdade. Neste momento ainda não há valores em cima da mesa e o arquitecto, depois de visitar o local, vai apresentar um proposta sobre que tipo de arquitectura pensa para o espaço e qual o preço que a câmara tem de pagar pela ambição.


Entretanto, o movimento independente Mais Santarém já questionou não a escolha do arquitecto mas a forma como se está a preparar de entregar o trabalho, através de ajuste directo. O movimento considera que este "não é o método mais transparente e cumpridor das elementares regras do interesse público", sugerindo a realização de um concurso público para adjudicação do projecto à proposta mais vantajosa.

O movimento diz que o museu, por aquilo que representa, "deverá ser a expressão da boa despesa pública", independentemente do currículo e prestígio do arquitecto.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo