Sociedade | 03-01-2017 21:13

Renovados contratos com médicos no concelho de Salvaterra de Magos

A autarquia vai pedir a substituição de uma das médicas cubanas que vai estar ausente da extensão de Glória do Ribatejo durante mês e meio, por motivo de férias e de deslocação ao seu país natal.

As duas médicas de família cubanas que prestam serviço na extensão de saúde de Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, viram os seus contratos renovados a partir desta segunda-feira, 2 de Janeiro, permanecendo no activo. A informação foi dada pela Câmara de Salvaterra de Magos que diz ter conseguido essa garantia, “após denúncia pública da situação e na sequência de várias diligências feitas pelo presidente da autarquia, Hélder Esménio, junto da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo e do Ministério da Saúde”.
O município informa ainda que “perante o presidente da câmara municipal foi ainda assumido o compromisso de, apesar das saídas em mobilidade, assegurar sempre dois médicos de família no centro de saúde de Salvaterra de Magos”. Além disso, “vão manter-se dois médicos contratados com horas para apoiar os utentes de Foros de Salvaterra, mantendo-se também nesta extensão o médico de família que ali presta serviço a meio tempo”.


Já na extensão de saúde de Marinhais, ainda segundo a nota da Câmara de Salvaterra de Magos, vão continuar os três médicos de família, enquanto em Muge e no Granho a autarquia vai continuar a suportar os encargos financeiros dos consultórios que abriu e que permitem que as duas médicas estrangeiras que trabalham em Glória do Ribatejo possam também prestar assistência nessas comunidades em horário pós-laboral.


“O Município de Salvaterra de Magos acredita que, se os compromissos forem honrados, a situação que existe hoje e que foi conquistada com muito trabalho da autarquia, vai poder até melhorar, uma vez que tem uma reunião agendada com o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, na qual se pretende enfatizar a importância de fixar mais um médico no Centro de Saúde de Salvaterra de Magos, pois é aí que temos mais utentes inscritos”, lê-se na mesma nota.


A autarquia anuncia ainda que vai pedir a substituição de uma das médicas cubanas que vai estar ausente da extensão de Glória do Ribatejo durante mês e meio, por motivo de férias e de deslocação ao seu país natal.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo