Sociedade | 12-01-2017 00:46

Trancoso tem um pavilhão mas não tem jovens para lhe dar uso

Trancoso tem um pavilhão mas não tem jovens para lhe dar uso
ENVELHECIMENTO

Actualmente o recinto é apenas usado pela patinagem artística do FC Alverca.

Quando havia mais crianças e jovens as condições para a prática desportiva na pequena aldeia de Trancoso de Baixo, em São João dos Montes, no concelho de Vila Franca de Xira, eram fraquinhas. Hoje, com um pavilhão desportivo de fazer inveja a muitos, com bancadas e um piso inaugurado há cerca de um ano onde se podem praticar vários desportos, a colectividade local não tem sangue novo que permita arrancar com a prática de algumas modalidades.


Actualmente o recinto é apenas usado pela patinagem artística do FC Alverca, que estabeleceu um protocolo com o clube Clube Recreativo e Desportivo de Trancoso para treinar ali, para além de jogos recreativos por parte da população da aldeia. Os planos para o futuro passam por reactivar o futsal e conseguir que o clube use a própria casa. Além dos constantes trabalhos no pavilhão, onde querem colocar painéis solares para a água quente.


Esta é a realidade com que se confronta o Clube Recreativo e Desportivo de Trancoso. Já lá vão os tempos em que praticavam futsal e patinagem artística federados. A colectividade celebra em Março 41 anos e tem uma direcção formada por pessoas que cresceram na zona. A aldeia tem pouco mais de 600 habitantes, a escola primária já fechou há 15 anos e as crianças e jovens estão em minoria. A colectividade é hoje o coração da terra e o seu café o ponto de encontro da comunidade.

* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE. Aqui

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1325
    15-11-2017
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1325
    15-11-2017
    Capa Vale Tejo