Sociedade | 18-01-2017 14:36

Parlamento Jovem esteve no Cartaxo

Parlamento Jovem esteve no Cartaxo

A Escola Secundária do Cartaxo recebeu na segunda-feira, 16 de Janeiro, a primeira fase de apresentação do Parlamento Jovem que contou com a presença da deputada do círculo eleitoral de Santarém Idália Serrão, também vice-presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista (PS) e secretária da Mesa da Assembleia da República.

De manhã os jovens do ensino secundário apresentaram e discutiram as suas propostas subordinadas ao tema "40 Anos da Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico. A que temos. A que queremos: Desafios do Poder Local" e no período da tarde os jovens do ensino básico (8.º e 9.º anos) debateram propostas sobre o tema "Os Jovens e a Constituição: Tens uma Palavra a dizer".

Entre as propostas apresentadas pelos jovens estão: a participação dos cidadãos na vida pública, nomeadamente através de referendos e consultas públicas; o investimento na cultura; as regiões administrativas; a regionalização do poder e das competências autárquicas; maior apoio e assistência na prevenção da gravidez e um estudo sobre a eutanásia.

Idália Serrão elogiou a iniciativa onde estiveram 300 jovens, esclarecendo os jovens sobre os aspectos da vida política e apelando a todos para um maior sentido crítico.

Na próxima semana vão realizar-se as sessões para eleger os deputados jovens à fase distrital que se realizará em Março no Cartaxo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo