Sociedade | 20-01-2017 13:26

Frio rebenta com contadores de água em Tomar

Frio rebenta com contadores de água em Tomar

As baixas temperaturas que se fizeram sentir esta quinta e sexta-feira no concelho de Tomar - os termómetros chegaram a registar 7,7º negativos - levaram ao congelamento de água no interior dos tubos, durante a noite. Cerca de 75 contadores não aguentaram o congelamento da água que está no seu interior e acabaram por rebentar.

Os SMAS não estão a conseguir acorrer a todos os incidentes e apelam à compreensão dos consumidores, deixando ainda conselhos para a população proteger os equipamentos que se encontrem no exterior.

“Até esta sexta-feira, ao meio-dia, registámos o rebentamento de cerca de 75 contadores de água e prevemos que o número poderá aumentar, embora ontem [quinta-feira] tenha sido o dia com mais ocorrências”, disse a O MIRANTE Francisco Marques, director-delegado dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Tomar. O problema afectou também algumas bocas de incêndio.

As zonas mais afectadas são as freguesias de S.Pedro e Carvalhos de Figueiredo, com vários munícipes a queixarem-se de faltas de água. Os serviços disponibilizaram uma equipa para resolver estas ocorrências “fora das horas de trabalho” e neste momento estão destacados três funcionários para resolverem os casos mais urgentes, que se prendem com o rebentamento de contadores, que estão a ser substituídos por equipamentos novos e anti-gelo, segundo informações do mesmo responsável.

“As pessoas querem que as situações sejam resolvidas mais rapidamente, como é natural, mas devido ao elevado número de ocorrências não estamos a conseguir solucionar os problemas com a rapidez que gostaríamos”, afirmou Francisco Marques, salientando que estas situações “são normais em Invernos rigorosos”, mas que costumam ser “pontuais” . “Este é o primeiro Inverno, em vários anos, que se registam tantos rebentamentos na mesma altura”, disse ainda Francisco Marques.

Através de um comunicado, os SMAS, lançaram ainda o apelo para que “todas as situações que tenham ocorrido ou venham a ocorrer nos próximos dias (dado a prevista manutenção de baixas temperaturas exteriores) nos sejam comunicadas a fim de as irmos progressivamente solucionando”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo