Sociedade | 12-02-2017 00:29

Tempo deu razão a quem lutou contra pedreira de Arcena

Tempo deu razão a quem lutou contra pedreira de Arcena
ALVERCA DO RIBATEJO

Foi neste mês, há cinco anos, que a luta da população deu frutos e obrigou os políticos a não autorizar o avanço do projecto.

Já passaram cinco anos desde que o Governo cedeu à pressão popular e aos movimentos ambientalistas e inviabilizou a instalação de uma pedreira a 80 metros das casas em Arcena, em Alverca, concelho de Vila Franca de Xira. Projecto esse que, depois de cumprido, deveria também dar lugar ao alargamento do aterro sanitário de Mato da Cruz, situado no cimo da encosta.

Só a luta incansável da população durante quase dois anos fez os políticos voltarem atrás e não cederem a pressões empresariais. Mas o passar dos anos ainda não apagou por completo da memória das gentes de Arcena o que dizem ser um fantasma que ainda paira no ar. Quase toda a gente com quem falámos se lembra da luta contra a pedreira.

"Nunca vi, nem sei se voltarei a ver como naquela altura, as pessoas de Arcena, Bom Sucesso e Alverca todas unidas contra a pedreira. Foi a luta popular no seu expoente máximo e ganhámos. Todos saímos a ganhar, o tempo veio dar-nos razão, estamos muito melhor sem ela", explica Délio Sousa, morador.

Délio foi um dos que esteve na luta contra um projecto que, diz, era prejudicial a todos os níveis para a localidade. "Quiseram meter a pedreira à força sem respeitar as normas mais elementares e isso prejudicava Arcena. Mostrámos que as pessoas unidas fazem a diferença. O projecto tinha muitas falhas e a única coisa que fizemos foi revelá-las", conta.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo