Sociedade | 16-02-2017 00:31

Adegas de Tomar de portas abertas no dia 1 de Março

Iniciativa pretende divulgar os vinhos do concelho junto dos tomarenses e dos turistas.

O produtores vitivinícolas do concelho de Tomar vão estar de portas abertas a 1 de Março, dia da cidade e feriado municipal, para divulgar os seus produtos ao consumidor. A Quinta do Cavalinho (Herdade dos Templários), o Casal Martins (Dona Anca), a Encosta do Sobral, o Casal das Freiras e a Casa Agrícola Solar dos Loendros recebem e oferecem provas de vinhos a quem quiser visitar as adegas, após o lançamento da 2ª edição da carta de vinhos de Tomar que acontece às 12h00 no Mercado Municipal de Tomar.

A ideia da iniciativa, com o apoio do município, é “dar a conhecer as marcas da região para que ganhem também uma amplitude nacional e internacional”. Por outro lado, pretende contribuir ainda para a “economia local”, refere o vereador Bruno Graça (CDU).

A região vitivinícola de Tomar é demarcada, chegando a esse estatuto por força de alguns séculos de história, mas segundo José Vidigal, representante da adega Casal das Freiras, “falta-lhe dimensão e grandes volumes” de venda que outras regiões do país possuem. O evento é um dos passos para reverter essa tendência.

“Para quem não sabe os vinhos de Tomar estão um pouco por todo o mundo” e agora os produtores querem que chegue aos residentes no concelho, afirmou Saul Gonçalves da Quinta do Cavalinho. Nesse dia, a oferta de cada produtor terá as suas particularidades, “seja em desconto seja em promoção e, se o tempo permitir, uma visita às vinhas” além das provas, acrescentou.

O público alvo não é apenas o apreciador de vinho mas também o empresário da restauração que possa em Tomar oferecer ao visitante os vinhos da região. “O turista não vem só à procura dos monumentos mas também do património que está para lá do cultural”, afirmou. Para isso, os produtores vitivinícolas apostam particularmente na qualidade. “A afirmação pela qualidade é a única alternativa para esta região”, garantiu José Vidal.

Os produtores avançaram ainda que há projectos para aumentar a produtividade, recuperar vinhas antigas e para construir novas adegas. A iniciativa foi apresentada em conferência de imprensa no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo