Sociedade | 16-02-2017 16:30

Nersant tem portal de apoio à internacionalização

A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém tem à disposição da comunidade empresarial um portal de apoio à exportação onde os interessados podem consultar e descarregar informações de negócios, comerciais e sectoriais de 13 mercados, bem como consultar oportunidades de negócio e concursos públicos lançados internacionalmente. O nome do portal é Exportintelligence e pode ser consultado em http://exportribatejo.com/.

África do Sul, Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Gabão, Guiné Equatorial, Índia, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste são os mercados explorados neste portal. Sobre cada um dos países, está inteiramente disponível para as empresas não só informações genéricas sobre o mercado, mas também informações de âmbito económico, como as relações comerciais e procedimentos para a exportação.

O portal possui ainda um instrumento completamente inovador que permite a resposta a questões mais práticas e específicas das empresas sobre mercados de interesse, através de um serviço de informação online permanente sobre mercados e apoio à internacionalização de PME. As perguntas e respostas serão completamente públicas de maneira a facilitar o acesso generalizado das empresas da região a novos mercados, uma vez que as questões de uma empresa são, na maior parte dos casos, comuns a um conjunto alargado de empresas.

O objectivo final da disponibilização desta informação é permitir que as empresas tenham um conhecimento mais profundo destes mercados, possam posicionar-se mais correctamente e se antecipem ao que se espera que vá acontecer, facilitando ou consolidando o seu processo de internacionalização e, no final, permitindo o aumento das suas exportações.

Para além de toda a informação que pode influenciar o processo de investimento ou exportação para determinado mercado, o portal materializa ainda o seu apoio à exportação com uma Bolsa de Oportunidades de Negócio Internacionais, onde diversas empresas estrangeiras divulgam a sua necessidade de parcerias, sinergias, serviços e produtos, podendo as empresas portuguesas responder a esta solicitação através do portal.

Com o mesmo propósito, o Exportintelligence dispõe ainda de uma Bolsa de Concursos Internacionais, que tem vindo a ser actualizada regularmente pela Nersant e que contém neste momento procedimentos concursais a decorrer em países como Canadá, Equador, Cabo Verde, Polónia e Marrocos, podendo as empresas portuguesas aceder às condições de cada concurso.

Neste momento, a associação está também a dinamizar um roadshow regional para apresentar este portal, bem como o plano de missões, recepções e eventos de apoio à internacionalização.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo