Sociedade | 18-02-2017 00:02

Crianças de Montalvo vão a pé para a escola às quartas-feiras

Crianças de Montalvo vão a pé para a escola às quartas-feiras
CONSTÂNCIA

Iniciativa é da Câmara de Constância em parceria com outras entidades.

Faça chuva ou faça sol, o dia começa mais cedo, à quarta-feira, em Montalvo, no concelho de Constância. São 34 as crianças do 1º ciclo do ensino básico que vão a pé para a escola, frequentada nessa aldeia por 51 alunos. E acordar mais cedo para às 08h15 iniciar a marcha de um quilómetro pelas ruas da freguesia é uma festa. Para facilitar a vida às crianças, as habitualmente pesadas mochilas nessa noite ficaram na escola.

Todos os miúdos preferem trocar a viagem de carro pela mobilidade a duas pernas e até dizem que gostavam que a iniciativa da Câmara Municipal de Constância acontecesse todos os dias, mesmo a chover, o que tornaria o percurso de 40 minutos "muito mais divertido", garantiram a O MIRANTE, uma vez que seria possível "saltar nas poças". É uma actividade em desuso, numa época em que as crianças vêem o mundo "através de uma janela: de casa, do carro e da escola", considera Luís Correia, o mentor da iniciativa.

"A pé para a escola" é um programa de fomento das actividades pedestres no seio da população escolar, desenvolvido pela autarquia em parceria com o Agrupamento de Escolas de Constância, a JICA (Juventude Inovadora com Atitude) através do projecto Movisénior, e a Tupperware através do Banco Local de Voluntariado.

* Reportagem completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo