Sociedade | 18-02-2017 10:01

Ex-vereadora da Câmara de Santarém queixa-se de suinicultura em Almoster

Ex-vereadora da Câmara de Santarém queixa-se de suinicultura em Almoster

Idália Serrão interveio como munícipe para dar conta da preocupação da população quanto aos maus cheiros causados por uma pecuária.

Não é habitual ver uma deputada da nação ir pedir de viva voz a autarcas para resolverem problemas de determinada comunidade, mas foi isso que aconteceu na reunião do executivo da Câmara de Santarém. A deputada socialista Idália Serrão pediu a palavra no período destinado ao público para denunciar, "como munícipe", os alegados problemas ambientais que estão a ser causados por uma suinicultura em Almoster, localidade onde reside.

Em causa estão sobretudo os maus cheiros emanados dessa exploração pecuária, que se situa relativamente próxima das habitações. A deputada diz que o problema se sente há quatro ou cinco anos, "quase todos os dias", tendo resolvido agora expressar a sua preocupação junto da autarquia onde foi vereadora neste mandato durante mais de dois anos - renunciou às funções autárquicas em Fevereiro de 2016.

Na resposta, o vereador Luís Farinha (PSD), confirmou haver um processo para construção de uma nova pecuária em Almoster e referiu que o projecto mereceu pareceres favoráveis condicionados por parte de organismos estatais na área do ambiente e da pecuária. Pelo que, se forem observadas essas condicionantes, o município dificilmente terá argumentos para inviabilizar a construção da exploração.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo