Sociedade | 19-02-2017 00:02

Oliveira milenar de Mouriscas a caminho de Londres

Oliveira milenar de Mouriscas a caminho de Londres
ABRANTES
António Louro, Aristides Lopes e João Abreu criaram um grupo de cidadãos dedicado a desbravar trilhos, no sentido de formar várias rotas turísticas na aldeia. Entre elas conta-se a Rota das Oliveiras Milenares.

A ideia partiu de um vereador em Londres que tem raízes ribatejanas e visa evocar o tratado que desde 1373 une os dois países.

Pode muito bem ser uma realidade a curto prazo: uma oliveira milenar das Mouriscas ser transferida para Londres, replantada e passar a ornamentar uma praça da capital de Inglaterra, onde terá uma placa com a frase "A Árvore da Aliança", numa evocação ao tratado que desde 1373 une Portugal àquele país. A ideia partiu de Guilherme Rosa, português com raízes em Tomar que é vereador em Londres pelo Partido Trabalhista.

Embora a oliveira do Mouchão, nas Mouriscas, no concelho de Abrantes, tenha 3350 anos, esta história começou há pouco mais de um, quando António Louro, Aristides Lopes e João Abreu criaram um grupo de cidadãos - que hoje já envolve cerca de 100 pessoas - dedicado a desbravar trilhos, no sentido de formar várias rotas turísticas na aldeia. Entre elas conta-se a Rota das Oliveiras Milenares.

Fizeram pesquisa, andaram no terreno e perceberam que naquela que outrora fora a Mata de Alfanzira, existiam muitas oliveiras com mais de dois mil anos, entre elas a do Mouchão classificada, na época, de interesse público pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) com 340 anos. "Ridículo", observa António Louro, certo de que a oliveira seria "muito mais antiga que isso".

Entre outros cálculos matemáticos, a datação das oliveiras envolve parâmetros dendrométricos (dimensão e forma) do tronco das árvores. "Por curiosidade medi e comparei com aquelas que eram tidas como as mais antigas de Portugal: uma na Póvoa de Santa Iria e outra em Monsaraz. A de Mouriscas tinha dimensões muito superiores", explica.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo