Sociedade | 21-02-2017 10:48

Descarga poluente no Almonda com origem em problema técnico da Renova

Técnicos resolveram o problema e começaram logo a limpar o rio Almonda.

Um problema técnico no controlo do processo de produção da fábrica de papel da Renova, em Torres Novas, esteve na origem de uma descarga poluente de espuma e pasta de papel para o rio Almonda, na sexta-feira, 17 de Fevereiro.

"O problema foi pontual, ocorreu na sexta-feira e os técnicos resolveram o problema técnico e começaram logo no sábado a limpar o rio Almonda, estando os trabalhos de remoção da pasta e da espuma na fase final", disse o relações públicas da empresa, localizada na Zibreira, junto à nascente do rio Almonda, no concelho de Torres Novas.

A descarga no rio, que ficou coberto por um manto de espuma branca e rosa, teve origem numa "falha de controlo no processo de produção que causou um excesso de produto no tanque de retenção", referiu Luís Saramago. O representante explicou que "a acumulação de vegetação nas margens do rio terá ajudado a represar a espuma e a pasta de papel".

"No sábado e no domingo estivemos a limpar o rio", indicou, admitindo que se nota ainda alguma acumulação de pasta nas margens, presa pela vegetação. A empresa assume que está a fazer tudo para minimizar o impacte deste incidente.

"Foi pontual, mas deixou-nos a todos muito aborrecidos", sublinhou a fonte oficial da empresa, lembrando o investimento feito pela Renova para responder às normas ambientais e às exigências da Agência Portuguesa do Ambiente. A empresa referiu que já tomou medidas preventivas para evitar um novo problema.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo