Sociedade | 05-03-2017 16:20

Rio Tejo como pilar do desenvolvimento social de VFX

Presidente do município, Alberto Mesquita, defende que problemas do Tejo precisam de entrar na agenda política nacional.

O rio Tejo, que atravessa todo o concelho de Vila Franca de Xira, é uma "auto-estrada fluvial" repleta de possibilidades por onde passará também o futuro desenvolvimento do concelho. A ideia foi defendida na semana passada pelo presidente do município, Alberto Mesquita (PS), à margem de uma visita ao Parque Urbano da Flamenga, em Vialonga.

O autarca assumiu o compromisso de lutar por um Tejo navegável que possa servir como alternativa às congestionadas vias rodoviárias. "Temos de tornar o Tejo navegável, seria perfeitamente possível evitar que diariamente milhares de camiões atravessassem o nosso território se pudessem enviar pelo Tejo as suas mercadorias para serem levantadas, por exemplo, no cais da Castanheira. Infelizmente ainda não conseguimos desassorear tudo o que precisamos e estes são factores que rapidamente precisam de entrar na agenda política nacional", refere a O MIRANTE.

As poucas intervenções de desassoreamento do rio que têm acontecido no concelho, na zona ribeirinha de Alhandra e Vila Franca de Xira, têm sido pagas pela câmara e muito demoradas devido à burocracia envolvida referente às entidades nacionais que tutelam o ambiente e as zonas navegáveis.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo