Sociedade | 11-03-2017 14:05

Novas funções para três antigas escolas do concelho de Santarém

O antigo jardim de infância de Alcanede, encerrado desde 2009 devido ao facto dos alunos terem sido encaminhados para o Centro Escolar dessa vila, vai acolher o Centro de Inovação Empresarial de Alcanede, projecto resultante de uma parceria entre a Câmara de Santarém e a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém.

O edifício tinha sido cedido em 2011 pelo município à Junta de Freguesia de Alcanede, que entretanto decidiu abdicar desse direito e disponibilizar o imóvel para o desenvolvimento desse projecto destinado a apoiar o tecido empresarial.

Novas utilizações vão ter também as antigas escolas primárias do Cortiçal, na freguesia de Abrã, que vai ser cedida à junta de freguesia e à paróquia local, e a de Arneiro das Milhariças, que vai acolher um centro de dia da Santa Casa da Misericórdia de Pernes.

A escola do Cortiçal encontra-se encerrada desde o ano lectivo de 2006/2007 devido ao reordenamento da rede escolar e a Câmara de Santarém não tinha qualquer utilização prevista, a tempo inteiro, para aquele espaço, sendo apenas necessária para actos públicos. A cedência, gratuita, é por 10 anos, sendo renovável por iguais períodos casos as partes envolvidas assim o entendam. A manutenção fica por conta dos ocupantes, assim como o pagamento de água e electricidade.

Nos mesmos moldes processa-se a cedência da antiga escola de Arneiro das Milhariças, que se encontra devoluta desde 2014, quando o rancho folclórico local deixou de utilizar o espaço. O projecto da Misericórdia de Pernes para ali instalar um centro de dia é entendido como uma mais valia pela Junta de Freguesia de Arneiro das Milhariças e o município de Santarém considera a solicitação da Misericórdia de Pernes adequada ao espaço.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo