Sociedade | 13-03-2017 19:02

Deputada defende criação da Rota do Azulejo em Santarém

A deputada do CDS-PP eleita por Santarém, Patrícia Fonseca, defende a criação da Rota do Azulejo no concelho de Santarém e a candidatura da azulejaria portuguesa a património mundial, tendo questionado o ministro da Cultura e o presidente da Câmara de Santarém sobre o assunto.

Patrícia Fonseca perguntou ao ministro da Cultura, Luís Mendes, em que ponto se encontra a candidatura do azulejo português a património mundial, anunciada em Maio de 2015. E questionou o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, sobre se o autarca está sensibilizado para o património azulejar de Santarém, que medidas têm sido tomadas pela autarquia com vista à conservação e preservação do referido património e, ainda, se o presidente do município considera a criação de uma Rota do Azulejo em Santarém.

Na sexta-feira, 11 de Março, o CDS-PP apresentou um Projecto de Resolução na Assembleia da República, também subscrito por Patrícia Fonseca, que recomenda ao Governo a criação de mecanismos de protecção do património azulejar português e a realização de acções de sensibilização das comunidades universitária, académica e de investigação para o estudo e história do património azulejar, bem como a sua divulgação e valorização.

Vários estudos efectuados ao longo dos séculos dão relevo ao acervo cerâmico azulejar de Santarém, que se encontra em igrejas, capelas, oratórios, antigos conventos, casas particulares e, também, em muitas fachadas. A criação de uma Rota do Azulejo em Santarém teria, por tudo isso, um grande impacto turístico-cultural, considera a deputada.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo