Sociedade | 14-03-2017 18:18

Jovem acusada de matar filho recém-nascido em Santarém diz que entrou em pânico

Jovem acusada de matar filho recém-nascido em Santarém diz que entrou em pânico

Arguida alegou que tinha medo que gravidez prejudicasse processo de regulação do poder paternal dos outros dois filhos.


A jovem acusada de matar o filho recém-nascido e de ocultar o cadáver numa zona de mato na periferia de Santarém disse na primeira audiência de julgamento, esta terça-feira, que teve medo que a gravidez prejudicasse o processo de regulação do poder paternal dos outros dois filhos.

Apesar de questionada várias vezes pelo colectivo de juízes, Rafaela Duarte não conseguiu dar uma explicação porque é que não teve a criança que poderia ter dado para adopção.

Rafaela Duarte disse no final da audiência, já que no início não conseguiu prestar declarações por se mostrar chorosa e abalada, que tinha falado com uma amiga, com quem vivia na altura, e que ela estava disposta a ficar com a criança. Mas refere que após o parto o recém-nascido, fruto de uma relação extra-conjugal, não chorou, tendo entrado em pânico e desespero. "Sempre fiz tudo pelos meus filhos e jamais faria mal a um filho", disse. O relatório da autópsia refere que o bebé respirou quando nasceu.


A arguida contou que teve a criança numa casa vazia onde viveu em tempos o ex-companheiro, de quem teve os dois filhos de dois e quatro anos, e que ninguém a ajudou no parto. Questionada sobre como cortou o cordão umbilical não conseguiu dar uma resposta. A jovem confirmou que posteriormente mudou o corpo para outro local, onde veio a ser descoberto, e que com a ajuda da amiga com quem viveu o taparam com ervas.


O corpo do bebé foi encontrado pela PSP, depois do alerta de uma tia da jovem, no dia 25 de Junho de 2016.


O Ministério Público acusa Rafaela, na altura com 23 anos, pela prática dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver, arriscando a pena máxima em Portugal, que é de 25 anos de prisão.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo