Sociedade | 17-03-2017 13:55

Um lar com unidade para demências em Alverca do Ribatejo

Um lar com unidade para demências em Alverca do Ribatejo
Luciana Nelas é presidente da direcção da Casa São Pedro de Alverca há três mandatos

Na Casa São Pedro de Alverca há um andar colorido destinado a idosos que sofrem de demência. Na Primavera será inaugurado um Jardim Sensorial.

Luciana Nelas, a presidente da direcção da Casa São Pedro de Alverca, estava a acompanhar o almoço da instituição quando se viu a ela, anos mais tarde, a precisar de ajuda para fazer uma refeição. "Dei-me conta de quanto é confrangedor para aqueles que têm a cabeça sã assistirem à dificuldade que alguns idosos têm até para levarem a comida à boca", confessou a O MIRANTE.

Tinha chegado ao lar há pouco tempo, depois de se ter reformado da direcção dos serviços administrativos do Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso, também em Alverca do Ribatejo, e cada dia era uma aprendizagem. "Estava habituada a lidar com crianças e esta era uma nova realidade", recorda. Foi há seis anos e entrou este ano no terceiro (garante que será o último) mandato como presidente da instituição. Voltemos ao almoço. "A minha ideia não era separar ou esconder as pessoas que sofrem de demência, mas garantir qualidade de vida para todos", explicou.

O desabafo chegou aos outros membros da direcção - são cinco e todos eles em regime de voluntariado - e começou a ganhar forma com a visita à Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI, em Fátima, destinada a doentes de Alzheimer. A visita aconteceu em 2010 e pouco tempo depois Luciana Nelas começou a fazer aquilo que faz bem: "reuniu as tropas", ou seja, contagiou a direcção e os funcionários.

"A Unidade para as Demências foi toda construída com o nosso dinheiro, ainda pedimos apoio à Segurança Social mas foi-nos negado". Não esmoreceu. "Os nossos motoristas trataram das pinturas, comprámos as camas e ainda contratámos duas psicólogas". Com capacidade para 21 utentes _ não há vagas neste momento - a Casa São Pedro de Alverca é o único lar do concelho com uma unidade destinada apenas às demências.

* Reportagem completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo