Sociedade | 20-03-2017 00:00

Convívio de fado avieiro juntou duas culturas da Póvoa de Santa Iria

Convívio de fado avieiro juntou duas culturas da Póvoa de Santa Iria
CULTURA

Em noite de festa os pescadores de água doce estranharam as guitarras e as violas que acompanharam os versos.

Numa semana apenas esgotaram os 120 lugares para o primeiro convívio de fado avieiro promovido pela ACAPSI - Associação Cultural Avieiros da Póvoa de Santa Iria. A ideia de juntar "fadistas batidos do espectáculo aos avieiros que cantam o fado", partiu de Fernando Barrinho, presidente da associação desde a sua fundação, em 2012. Os "fadistas da vila" aceitaram o repto, para orgulho e nervosismo dos avieiros, habituados a lançar as vozes no final dos almoços, sem instrumentos a acompanhar a melodia.

"Todo o avieiro, bem ou mal, canta o seu fado", revelou a O MIRANTE Fernando Barrinho. O actual líder da comunidade avieira da Póvoa de Santa Iria é agente da PSP em Lisboa e tem raízes alentejanas _ nasceu em Vendas Novas - mas a paixão por uma avieira havia de lhe trocar as voltas ao destino.

"Eu já ajudava os pescadores antes, mas nunca estive ligado ao grupo. Com a modernização da zona ribeirinha decidimos formalizar a associação e convidaram-me para ser o presidente", explica, orgulhoso, Fernando Barrinho. É que o presidente nunca foi pescador: "Só faço pesca desportiva", mas isso não o impede de se sentir avieiro "por afinidade". Gosta e quer que se mantenham as tradições, como a bênção dos barcos e a marcha típica avieira.

Ajuda ainda a actual boa harmonia com a autarquia: "Nem sempre aconteceu, não interessa de quem era a culpa, mas agora existe uma boa relação entre os avieiros e a câmara", confessa. Mas os avieiros são também conhecidos pela forma aguerrida como defendem os seus… contra quem vier. "A associação é uma porta aberta ao mundo, há sempre rivalidades em relação à pesca, à dança ou ao fado. Todos acham que são os melhores", relativiza Fernando Barrinho.

* Reportagem completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo