Sociedade | 04-04-2017 00:01

Sistema de incentivo ao empreendedorismo apresentado em Tomar

Projecto foi apresentado pelo IAPMEI.

A Agência para a Competitividade e Inovação - IAPMEI apresentou em Tomar o SI2E, sistema de incentivos ao empreendedorismo e ao emprego que poderá ter um papel relevante para as micro e pequenas empresas do interior do país.

O sistema foi apresentado, esta segunda-feira, 3 de Abril, na quarta reunião do GTA – Grupo Técnico de Acompanhamento para a Dinamização do Ecossistema Empreendedor do Médio Tejo, durante a Feira de Educação, Emprego e Empreendedorismo (FrEEE).

Segundo Osória Miranda, do Centro de Apoio Empresarial do Centro do IAPMEI, este sistema cuja regulamentação estará disponível em meados de Abril, saindo o primeiro aviso no dia 11, foi pensado para territórios de baixa densidade demográfica, visando a criação de valor e emprego e a diversificação e qualificação das bases empresariais. A primeira fase do SI2E terá lugar em Junho, a segunda em Setembro e a terceira em Dezembro de 2017.

O objectivo é operacionalizar os apoios ao empreendedorismo de micro e pequenas empresas em todo o território nacional havendo uma taxa base a fundo perdido de 40% para os territórios de baixa densidade.

Sendo uma componente do Fundo Social Europeu (FSE) destina-se particularmente à criação do próprio emprego, para desempregados de longa duração ou há mais de seis meses inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional. Estes incentivos não contemplam actividades ligadas à pesca, aquicultura, produção agrícola e florestal ou transformação de produtos agrícolas.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1377
    15-11-2018
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1377
    15-11-2018
    Capa Médio Tejo