Sociedade | 07-04-2017 00:01

Médio Tejo inaugura percursos turísticos na semana da Páscoa

Iniciativa decorre entre os dias 11 e 16 de Abril em cinco cidades da região.

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo apresenta esta quinta-feira, 6 de Abril, o primeiro de três roteiros de turismo cultural que vai passar a promover anualmente, decorrendo esta primeira iniciativa entre os próximos dias 11 e 16 em cinco cidades da região.

Inserido no projecto de programação em rede “Caminhos”, que conta com financiamento do Portugal 2020, o “Caminho do Ferro” vai colocar em destaque municípios da região com estações ferroviárias - Abrantes, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Tomar e Vila Nova da Barquinha -, onde vão decorrer, na semana que antecede a Páscoa, espetáculos multidisciplinares gratuitos que têm por tema central a dança, afirma uma nota de divulgação da iniciativa.

Os outros dois “caminhos” têm por temáticas a Água, a decorrer em Julho e com actividades centradas na música, e a Pedra, agendado para Outubro e dedicado ao teatro.

As iniciativas, que envolvem os 13 municípios do Médio Tejo - Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha - têm por objectivo colocar a região “na rota do turismo cultural”.

Na informação divulgada pela organização osobre o que vai acontecer ao longo da próxima semana, destaca-se o espectáculo “Andar”, da coreógrafa Aldara Bizarro.

Projecto de criação que envolve 50 bailarinos amadores dos cinco municípios, o espectáculo, que “reúne a poesia de Ana Hatherly e o movimento de andar pelas ruas”, poderá ser visto, sempre às 18h30, nos dias 14, no Café Paraíso em Tomar, 15, no Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, e 16, no centro histórico de Mação.

No Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, Vincent Glowinski, conhecido desde que preencheu as paredes de Bruxelas com os seus desenhos gigantes, tem a sua primeira apresentação em palco, dias 13 e 15 às 21h30, com "Human Brush", juntando desenho, coreografia e tecnologia digital.

Quem se ‘perder’ pelo Médio Tejo na próxima semana poderá ainda assistir, e participar, nos dias 14 no Castelo de Almourol e 15 no centro histórico de Mação, às 21h00, no “Baile dos Candeeiros”, um “espectáculo mágico em que o corpo dos bailarinos dá vida à luz de belíssimos candeeiros de época e que envolve o público num baile espontâneo”.

As praças José Raimundo Soares, em Abrantes, e da República, em Tomar, vão receber os concertos do grupo Galandum Galundaina (música tradicional portuguesa), dia 13 às 23h00, e do fadista Ricardo Ribeiro, dia 16, às 21h30, respectivamente, actuando a Dixie Band dos Xaral´s Dixie no dia 13 às 19h00 na estação ferroviária do Entroncamento.

Para famílias estão agendados os espetáculos "Sopa Nuvem" (dias 13 e 15, às 12h00, em Mação) e o "O cão que corre atrás de mim…" (dias 15 e 16, às 17h30, no Entroncamento), que aliam cinema e música ao vivo, teatro físico e de objectos, “propondo viagens emocionantes e poéticas pelas memórias de infância e interpelando-nos para as relações preciosas entre pais e filhos, avós e netos”.

Paralelamente aos espectáculos, os criadores Marina Palácio, Paulo Carmona, o Teatro de Ferro, Violant e Yola Pinto estão a realizar residências artísticas nestas cidades.

O objectivo é “criarem percursos pedestres únicos que podem ser vivenciados nestes dias e posteriormente se tornarão um activo para o turismo da região”, refere a nota.

“Esta é uma iniciativa idealizada com a consciência de que os ‘Caminhos’ são feitos por quem os percorre, seja numa base quotidiana seja pontualmente, cruzando-se com as paisagens, os monumentos, os espaços culturais, as casas, as praças e as ruas. E serão estes os espaços que acolhem os concertos, os espetáculos, os projetos de criação comunitária e os projetos criadores de percursos dos três roteiros”, acrescenta.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo