Sociedade | 11-04-2017 19:02

Secretária de Estado elogia curso de conservação do Politécnico de Tomar

Secretária de Estado elogia curso de conservação do Politécnico de Tomar

Maria Fernanda Rollo falava durante a conferência Diálogos Cruzados que decorreu no instituto.

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, elogiou esta terça-feira o trabalho desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Tomar na área da conservação e do restauro patrimonial. Para a governante a instituição, que tem um curso de conservação e restauro, tem-se salientado nesta matéria. Maria Fernanda Rollo falava durante a conferência Diálogos Cruzados, que decorreu no instituto.

"A criatividade e a cultura fazem muita falta nas instituições do ensino superior, principalmente na parte de introduzir mais cultura na ciência e também mais ciência na cultura", afirmou Maria Fernanda Rollo, ressalvando que o Politécnico de Tomar tem sido um polo de progresso nesta área, inserido numa cidade com um "vasto património" tanto material como imaterial.

Durante a sua intervenção, Maria Fernanda Rollo chamou a atenção para a necessidade de se aproveitarem os fundos comunitários para estas áreas, alertando que em algumas situações as instituições de ensino e as de cultura não podem concorrer mas apenas empresas. Isto leva a que existam fundos europeus disponíveis para o país "que não têm sido aproveitados", referiu a secretária de Estado, realçando que a situação pode alterar-se através de uma maior colaboração entre instituições da cultura, da ciência, do ensino superior e o tecido empresarial.

A governante referiu ainda que " não será seguramente a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Orçamento de Estado que continuarão a financiar totalmente a ciência, tecnologia e ensino superior em Portugal. Neste momento, a partilha dessa missão acontece com as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e com outros programas, por isso é aí que temos de nos posicionar", defendeu Maria Fernanda Rollo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo