Sociedade | 25-04-2017 19:57

Discursos e inaugurações nas comemorações do 25 de Abril em Vila Franca de Xira

Discursos e inaugurações nas comemorações do 25 de Abril em Vila Franca de Xira

Programa estendeu-se pela manhã e pela tarde com actividades diversas.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira organizou uma série de actividades para celebrar o 25 de Abril, incluindo, para além dos discursos da praxe, a deposição de uma coroa de flores no monumento em honra dos combatentes, a visita ao barco varino “Liberdade”, a inauguração das novas instalações da assembleia municipal e do primeiro campo de futebol de praia do concelho. Houve ainda tempo para a assinatura de vários protocolos com colectividades do concelho.

O dia começou cedo no Largo 5 de Outubro, onde tiveram início as celebrações organizadas pelo município para marcar a efeméride. Foi lá que vários membros do executivo, incluindo o presidente, Alberto Mesquita, se reuniram com elementos da Liga dos Ex-Combatentes do núcleo de Vila Franca de Xira, para a colocação de uma coroa de flores no monumento que homenageia os combatentes.

Seguiu-se a sessão solene na Fábrica das Palavras em que as várias forças políticas discursaram e exaltaram os valores de Abril. Embora com várias diferenças de opiniões a pautar os discursos, houve algo comum: as referências à actualidade política internacional, com a opinião partilhada de que é preciso lutar pelos valores democráticos e não ceder aos ideais populistas. As eleições francesas e norte-americanas foram mencionadas pelos líderes dos vários partidos como um exemplo de algo que a democracia e liberdade alcançadas pelo 25 de Abril em Portugal não podem permitir que se replique no nosso país.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo