Sociedade | 04-05-2017 21:23

Provedor da Misericórdia de Lisboa vem a Santarém inaugurar “Caminho do Tejo”

Provedor da Misericórdia de Lisboa vem a Santarém inaugurar “Caminho do Tejo”

Pedro Santana Lopes inaugura iniciativa de apoio aos peregrinos que caminham para Fátima.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) associa-se às comemorações do Centenário das Aparições de Fátima ao criar a iniciativa “Caminho Seguro”, de apoio aos peregrinos de Fátima.

A SCML, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e os municípios de Vila Franca de Xira, Santarém, Azambuja, Cartaxo, Alcanena, Lisboa, Loures, Alenquer, Ourém e Batalha, sinaliza ainda o “Caminho do Tejo”, através de marcos miliários de pedra colocados ao longo do caminho indicando o sentido e a quilometragem em falta até ao destino.

Para assinalar a iniciativa, o Provedor da SCML, Pedro Santana Lopes, inaugura esta sexta-feira, 5 de Maio, o marco km60, em Santarém, com a presença também do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e dos restantes parceiros da iniciativa.

O Caminho do Tejo vai estar assinalado por 50 marcos ao longo de 151 quilómetros, de Lisboa à Capela das Aparições. Paralelamente, a SCML organiza, em articulação com a Comissão Episcopal da Educação Cristã e da Doutrina da Fé, um Concurso Escolar de trabalhos escritos ou plásticos que interpretem a força espiritual de Fátima.

O objectivo da SCML com estes projectos é sensibilizar os peregrinos para a segurança no caminho incentivando-os para troços alternativos, integrados na natureza e mais seguros, longe das estradas e vias principais.

Para apoiar a viagem dos peregrinos, a SCML desenvolveu o Kit Peregrino Seguro, distribuído com o apoio da empresa Infraestruturas de Portugal e da Ordem de Malta, nos pontos de partida e passagem das peregrinações.

O kit é composto por um saco, colete reflector, lanterna, folheto com recomendações de segurança rodoviária e publicação com orientação espiritual para o peregrino.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo