Sociedade | 18-05-2017 12:59

Economia social já tem peso importante no distrito de Santarém

Economia social já tem peso importante no distrito de Santarém

Ideia abriu Congresso Nacional de Inovação Social e Envelhecimento da Rutis em Almeirim

A economia social tem já um importante peso no distrito de Santarém, segundo revelou o director distrital da Segurança Social de Santarém, Tiago Leite, no Congresso Nacional de Inovação Social e Envelhecimento, que decorre esta quinta-feira em Almeirim. Na iniciativa promovida pela Rede de Universidades Seniores – RUTIS, Tiago Leite destacou que das 55 mil entidades empregadoras do distrito, 280 são instituições de solidariedade social. Mas apesar de em comparação representarem uma muito pequena percentagem, estas instituições são responsáveis por 10 mil empregos, que representam cerca de 10 por cento da totalidade dos trabalhadores por conta de outrem. O director destacou ainda o facto de em todos os concelhos do distrito existir pelo menos uma universidade sénior.

Na sessão de abertura falou também o presidente da Câmara de Almeirim, que destacou o facto de este congresso ser um bom momento para se pensar o que vai ser o futuro em termos da economia social e da ocupação dos mais velhos. Pedro Ribeiro sublinhou o papel importante das universidades seniores na sociedade, realçando que esse papel ainda não é compreendido por todos.

No início do congresso o professor catedrático João César das Neves, referiu que houve no país uma explosão de instituições e que é preciso trabalhar a sua imagem, porque os portugueses são generosos por natureza mas também são desconfiados, o que acontece por não conhecerem as instituições. O economista que foi técnico superior do Banco de Portugal vincou que o grande desafio na área do social é as instituições criarem credibilidade, sugerindo que tem de haver um esforço, que já começa a aparecer, no sentido de as instituições terem formação na gestão mas também no marketing e no saber pedir dinheiro.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo