Sociedade | 07-06-2017 15:36

Câmara de Tomar quer reunião urgente com ministro da Cultura sobre Convento de Cristo

Câmara de Tomar quer reunião urgente com ministro da Cultura sobre Convento de Cristo
Foto de arquivo

Executivo municipal tomou decisão na última reunião de câmara.

A Câmara de Tomar pediu reuniões, “com carácter de urgência”, ao ministro da Cultura e à directora-geral do Património Cultural para “ver respondidas várias questões” sobre o Convento de Cristo e para insistir na “gestão partilhada” do monumento.

O executivo municipal tomou esta decisão por unanimidade na sequência da reportagem da RTP que denunciou alegadas irregularidades e danos causados no Convento de Cristo durante a rodagem de um filme para que sejam esclarecidas as circunstâncias em que aquele monumento, Património da Humanidade, foi cedido à produtora da fita “O Homem que matou D. Quixote”, de Terry Gilliam.

Em particular, o executivo tomarense quer saber se a cedência do monumento foi feita de acordo com o regulamento, nomeadamente em relação à segurança, tendo em conta que foi feita uma fogueira de grandes dimensões com recurso a botijas de gás.

O município congratula-se com o anúncio feito pelo ministro Luís Filipe de Castro Mendes, esta terça-feira, no Parlamento, de que foi aberta uma auditoria às questões “mais internas”, relativas a alegadas irregularidades nas bilheteiras e à utilização de funcionários numa obra particular, e um inquérito às circunstâncias em que foi feita a filmagem.

Anabela Freitas afirmou que, pela verificação feita no local, houve um “empolamento” em relação aos alegados danos causados no monumento, circunstância que o inquérito irá apurar.

Para a autarca, estes incidentes reforçam a convicção do município de que deve existir uma “gestão partilhada” do monumento, proposta feita há mais de dois anos pela Câmara de Tomar na sequência de uma deliberação aprovada no executivo e na assembleia municipal. “O monumento fica no espaço do município e este tem que ter uma palavra a dizer na sua gestão”, disse.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo