Sociedade | 14-06-2017 00:01

Concelho do Cartaxo vai ter cobertura de saneamento superior a 90% em 2018

Garantia dada pelo presidente do município durante visita às obras das três ETAR do concelho.

Em 2018 o concelho do Cartaxo terá uma cobertura de saneamento superior a 90 por cento. A garantia foi dada pelo presidente do município durante a visita às obras da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Valada e Pontével e à futura localização da ETAR de Lapa.

“Estamos perante três ETAR que a população aguardava há mais de uma dezena de anos e de que todos necessitávamos para podermos iniciar um caminho de protecção do nosso ambiente, das nossas linhas de água e darmos, no nosso território, um contributo efectivo para a protecção do rio Tejo”, referiu durante a visita.

Acompanhado pelo vice-presidente, Fernando Amorim, pela vereadora que detém o pelouro das Águas e Saneamento, Sónia Serra, e pelos presidentes de junta de Vale da Pedra, Pontével, Cartaxo e Vale da Pinta e de Ereira e Lapa, além dos técnicos municipais, Pedro Ribeiro afirmou que estas obras são “urgentes, não só pelo serviço que vão prestar à população, melhorando a qualidade de vida de muitas famílias, instituições e empresas mas também o enorme benefício que representam para o ambiente”, destacou.

Em Valada, os autarcas foram recebidos pelos técnicos da Cartagua, empresa a quem foi concessionada a exploração dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento básico no concelho do Cartaxo, e que está responsável pela construção das três ETAR, tal como está definido no contrato de concessão.

Em Valada, as obras começaram em Fevereiro deste ano e têm uma duração prevista de 18 meses. No entanto, o sistema apenas deverá iniciar o seu funcionamento em pleno no próximo ano. A ETAR vai servir Valada, Porto de Muge, Vale da Pedra e Casais Lagartos e está preparada para dar resposta a cerca de 3100 habitantes.

O investimento total é de três milhões e 210 mil euros com o apoio comunitário a fundo perdido de dois milhões e 138 mil euros.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo