Sociedade | 18-06-2017 18:36

Utentes do CRIA de Abrantes transferidos para quartel dos bombeiros

Vinte utentes do lar para deficientes foram transferidos para o quartel dos bombeiros daquela localidade devido a um incêndio que deflagrou na zona.

Vinte utentes de um lar para pessoas com deficiência em Abrantes foram transferidos na tarde deste domingo, 18 de Junho, para o quartel dos bombeiros daquela localidade devido a um incêndio que deflagrou na zona.

A presidente do município explicou que esta mudança "foi feita por precaução".

Maria do Céu Albuquerque disse que o incêndio, que deflagrou às 15h40, perto da zona industrial de Alferrarede, Abrantes, "circunscreveu a área das instalações do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes" (CRIA), tendo a retirada dos utentes e funcionários sido " feita para o quartel dos bombeiros por precaução".

No terreno, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), estavam 60 operacionais apoiados por 18 viaturas. Às 17h30 o incêndio estava dado como "em resolução".

Em São Miguel de Rio Torto, também no concelho de Abrantes, o incêndio que deflagrou às 18h02 de sábado voltou a reacender pela segunda vez cerca das 16h34 de hoje, estando a ser combatido por 125 operacionais, auxiliados por 34 viaturas e dois meios aéreos.

Dado durante a madrugada como estando em conclusão (extinto com pequenos focos de combustão), o fogo reacendeu cerca das 14h20, voltou a ser dado como em fase de conclusão cerca das 16h00, tendo reativado pouco mais de meia hora depois, disse o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

Segundo o comandante José Napumoceno, os esforços dos bombeiros têm-se concentrado junto das cerca de dez habitações que se encontram próximas do perímetro do incêndio, não tendo nenhuma sido afectada até ao momento.

A presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, disse que "a mobilização é total" e que este é o incêndio "que mais preocupa neste momento", tendo destacado como principais dificuldades "os 41º de temperatura no terreno, com 0% de humidade no ar, o vento e as projecções.

Em Abrantes, nas últimas 24 horas, "não há registo de pessoas feridas, apenas um barracão ardeu e um telhado de um prédio devoluto".

O outro incêndio de grandes dimensões que deflagrou sábado, cerca das 20h09, no distrito de Santarém, também em área de povoamento florestal, em Rebelo, no concelho de Ferreira do Zêzere, mantém-se em resolução e circunscrito, mas com "muito trabalho de vigilância activa pela frente", disse.

Envolvidos neste trabalho estão 184 operacionais e 47 viaturas, adiantou.

Às 17h40, a página na Autoridade Nacional da Protecção Civil dava conta de 171 incêndios activos no país, combatidos por 2.550 operacionais, 820 viaturas e 26 meios aéreos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo