Sociedade | 19-06-2017 01:30

Esplanadas de Tomar vão ter bibliotecas ao ar livre

Projecto é apresentado esta segunda-feira, 19 de Junho.

Algumas esplanadas do centro de Tomar vão ter livros para leitura à disposição dos clientes. O projecto “Estás a Ler?” é apresentado esta segunda-feira, 19 de Junho, no Café Paraíso.

Do Convento de Santa Iria à Praça da República, junto a cinco esplanadas, vão estar pequenas bibliotecas que oferecem aos leitores, residentes na cidade e visitantes, as grandes obras da literatura portuguesa - assim como traduções em Inglês, Francês e Espanhol -, livros sobre a História de Portugal e os Templários.

As cinco bibliotecas vão situar-se nas esplanadas do café Santa Iria, Orquestra de Sabores, Estrelas de Tomar e Paraíso e Iguarias do Convento. Está é uma iniciativa da Câmara de Tomar e do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, com a colaboração do comércio local. As pequenas bibliotecas foram idealizadas no Agrupamento de Escolas e executadas pelos serviços de carpintaria do município. O objectivo desta iniciativa é promover hábitos de leitura na comunidade, disponibilizando uma outra forma de partilhar os livros.

“O projecto baseia o seu funcionamento nos valores do uso partilhado com civismo dos bens culturais. O leitor pode usufruir livremente destas obras, cerca de vinte por biblioteca, à mesa de uma esplanadas, ou nas suas imediações, devolvendo-a depois da sua utilização. Querendo continuar a leitura mais tarde, basta personalizar um dos marcadores personalizáveis disponíveis e assinalar o ponto de paragem”, explica o município em nota de imprensa.

O design e decoração da peça de mobiliário urbano a utilizar como biblioteca é inspirado na temática dos Tabuleiros. O equipamento é recolhido durante a noite e reposto de manhã com a colaboração dos cafés.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo