uma parceria com o Jornal Expresso
23/06/2017
30 anos do jornal o Mirante
Assine O Mirante e receba o jornal em casa
Sociedade | 19-06-2017 01:30
Esplanadas de Tomar vão ter bibliotecas ao ar livre
Projecto é apresentado esta segunda-feira, 19 de Junho.

Algumas esplanadas do centro de Tomar vão ter livros para leitura à disposição dos clientes. O projecto “Estás a Ler?” é apresentado esta segunda-feira, 19 de Junho, no Café Paraíso.

Do Convento de Santa Iria à Praça da República, junto a cinco esplanadas, vão estar pequenas bibliotecas que oferecem aos leitores, residentes na cidade e visitantes, as grandes obras da literatura portuguesa - assim como traduções em Inglês, Francês e Espanhol -, livros sobre a História de Portugal e os Templários.

As cinco bibliotecas vão situar-se nas esplanadas do café Santa Iria, Orquestra de Sabores, Estrelas de Tomar e Paraíso e Iguarias do Convento. Está é uma iniciativa da Câmara de Tomar e do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, com a colaboração do comércio local. As pequenas bibliotecas foram idealizadas no Agrupamento de Escolas e executadas pelos serviços de carpintaria do município. O objectivo desta iniciativa é promover hábitos de leitura na comunidade, disponibilizando uma outra forma de partilhar os livros.

“O projecto baseia o seu funcionamento nos valores do uso partilhado com civismo dos bens culturais. O leitor pode usufruir livremente destas obras, cerca de vinte por biblioteca, à mesa de uma esplanadas, ou nas suas imediações, devolvendo-a depois da sua utilização. Querendo continuar a leitura mais tarde, basta personalizar um dos marcadores personalizáveis disponíveis e assinalar o ponto de paragem”, explica o município em nota de imprensa.

O design e decoração da peça de mobiliário urbano a utilizar como biblioteca é inspirado na temática dos Tabuleiros. O equipamento é recolhido durante a noite e reposto de manhã com a colaboração dos cafés.

Comentários
Mais Notícias
    A carregar...
    Edição Semanal
    Edição nº 1304
    22-06-2017
    Capa Vale do Tejo
    Edição nº 1304
    21-06-2017
    Capa Médio Tejo