Sociedade | 20-06-2017 00:09

Obras nas barreiras de Santarém devem começar em Julho

Obras nas barreiras de Santarém devem começar em Julho

Só depois da intervenção na encosta de Santa Margarida é que poderá reabrir ao trânsito o troço da EN 114 fechado desde Agosto de 2014.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), disse na reunião do executivo desta segunda-feira, 19 de Junho, que as obras estabilização da encosta de Santa Margarida devem começar no início do próximo mês de Julho. Até à data, o empreiteiro a quem a obra foi adjudicada tem feito alguns trabalhos preparatórios no terreno devendo as máquinas entrar em obra a breve trecho, segundo estima o autarca.

Recorde-se que o auto de consignação da empreitada - último passo administrativo que tecnicamente permite de imediato ao empreiteiro entrar em obra - foi assinado no dia 23 de Março de 2017 pelo presidente da Câmara de Santarém e pelo dono da empresa Ancorpor - Geotecnia e Fundações, Lda., José Carlos Gonçalves, a quem foi adjudicada a empreitada. Só que entretanto nada se viu de relevante no terreno, o que tem alimentado dúvidas e alguma especulação.

As obras de consolidação da encosta de Santa Margarida são fundamentais para garantir a reabertura do troço da Estrada Nacional (EN) 114 que está vedado ao trânsito entre o planalto citadino e a Ribeira de Santarém, por razões de segurança, desde Agosto de 2014, quando se registou um deslizamento de terras.

A propósito da estrada cortada, e respondendo a algumas vozes que reclamam a reabertura desse troço, Ricardo Gonçalves sublinhou que a tutela sobre essa via é da empresa pública Infraestruturas de Portugal, que não a reabre enquanto não estiver garantida a estabilidade da encosta sobranceira.

Ricardo Gonçalves respondia a questões colocadas pelo vereador da CDU Jorge Luís Oliveira. “Queremos que as obras comecem o mais rapidamente possível e ninguém quer mais que a estrada reabra do que o presidente da Câmara de Santarém”, afirmou Ricardo Gonçalves.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo